Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
O guia definitivo sobre a taxa selic: Tudo o que você precisa saber

O que é Taxa Selic? O Guia Definitivo 2024

Você sabia que uma taxa influencia toda a economia do país? Isso mesmo! A taxa Selic é a grande responsável por mexer com a economia brasileira e impactar diretamente na sua vida financeira.

Hoje, vamos falar sobre um assunto fundamental para a economia brasileira: a Taxa Selic. Você provavelmente já ouviu falar dela, mas sabe exatamente o que é e como ela afeta sua vida financeira? Se não, não se preocupe! Este vídeo é para você.

E se você quer entender tudo sobre como essa Taxa pode impactar diretamente no seu bolso, fique comigo que eu vou te contar tudo sobre ela.

O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, ou seja, ela é utilizada como referência para a definição das taxas de juros de diversas operações financeiras, como empréstimos, financiamentos, investimentos e outras transações no mercado.

Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que é um órgão vinculado ao Banco Central do Brasil e é responsável por estabelecer as diretrizes da política monetária do país.

A Selic é determinada a partir das reuniões periódicas do COPOM, que acontecem a cada 45 dias, em média, e levam em consideração diversos fatores econômicos, como inflação, crescimento econômico, câmbio e outros indicadores.

A sua divulgação é feita pelo Banco Central do Brasil, geralmente no dia seguinte à reunião do COPOM, por meio de um comunicado oficial.

A partir desse anúncio, as instituições financeiras podem atualizar as suas taxas de juros, que irão refletir a nova taxa básica de juros da economia.

A compreensão desses conceitos é fundamental para entendermos como a Selic afeta diretamente a nossa vida financeira.

Como a Taxa Selic Afeta a Economia Brasileira?

Qual Sua Relação com a Inflação

Uma das principais funções da Taxa Selic é controlar a inflação.

Assim, Quando ela está em alta, os juros ficam mais caros e o consumo pode diminuir. Com isso, a demanda por produtos e serviços diminui e os preços tendem a cair. 

Da mesma maneira, quando está em baixa, os juros ficam mais baratos e atrativos, o consumo pode aumentar e a demanda por produtos e serviços tende a subir.

Com isso, os preços tendem a subir, o que pode gerar inflação. Dessa forma, a Taxa Selic é uma importante ferramenta para manter a inflação sob controle.

Nos últimos anos, ela vem passando por diversas mudanças em virtude das condições econômicas do país.

Em 2020, por exemplo, ela chegou ao menor patamar da história, em 2% ao ano, como medida de enfrentamento à crise gerada pela pandemia de Covid-19.

No entanto, com a retomada da economia e o aumento da inflação, o Copom resolveu elevá-la gradualmente a partir de março de 2021, chegando a 8% ao ano em janeiro de 2022.

Impacto da Taxa Selic no Mercado Financeiro

A Taxa Selic também tem um grande impacto no mercado financeiro. Quando a Taxa Selic sobe, a rentabilidade dos investimentos em renda fixa tende a aumentar.

Isso porque, quando a Taxa Selic sobe, os títulos públicos e outros investimentos em renda fixa tendem a oferecer uma rentabilidade maior.

Por outro lado, a subida da Taxa Selic pode fazer com que o mercado de ações caia, pois o dinheiro tende a migrar dos investimentos em renda variável para os investimentos em renda fixa.

Como a Taxa Selic Afeta a Taxa de Juros dos Empréstimos e Financiamentos

Quando a Taxa Selic sobe, os juros dos empréstimos e financiamentos tendem a subir, o que pode dificultar o acesso ao crédito para algumas pessoas.

Porém, quando ela cai, os juros dos empréstimos e financiamentos tendem a diminuir, o que pode facilitar o acesso ao crédito.

Como a Taxa Selic Influencia a Taxa de Câmbio e as Exportações

Quando a Taxa Selic sobe, o dólar tende a se valorizar em relação ao real.

Com esse aumento, os investimentos em renda fixa se tornam mais atrativos para os investidores estrangeiros, o que pode fazer com que haja uma maior entrada de dólares no país.

Com isso, a oferta de dólares no mercado interno aumenta, o que pode fazer com que o preço do dólar caia.

Por outro lado, quando a Taxa Selic cai, o dólar tende a se desvalorizar em relação ao real. Isso porque, com a queda da Taxa Selic, os investimentos em renda fixa se tornam menos atrativos para os investidores estrangeiros, o que pode fazer com que haja uma menor entrada de dólares no país.

Assim, a oferta de dólares no mercado interno diminui, o que pode fazer com que o preço do dólar cresça.

Tudo que você precisa saber sobre a taxa selic

Como a Taxa Selic Afeta a Vida Financeira das Pessoas?

Legal, mas com isso afeta as pessoas, os consumidores finais?

Como já foi dito anteriormente, a Selic é uma das principais referências para os investimentos em renda fixa, como Tesouro Direto, CDBs e fundos de investimento.

Com a sua alta, os rendimentos desses investimentos também tendem a aumentar, o que pode ser uma boa oportunidade para quem investe nesses tipos de ativos. Entretanto, na sua baixa os rendimentos também tendem a diminuir.

Ela também tem um grande impacto nos juros de empréstimos e financiamentos, como os empréstimos pessoais, financiamentos de imóveis e veículos.

Quanto mais alta, maior os juros desses empréstimos e financiamentos tendem a ser, tornando o crédito mais caro e menos acessível.

Agora, quanto menor ela estiver, menor os juros tendem a ser, fazendo com que o crédito seja mais barato e mais acessível.

Com juros mais altos, há mais dificuldade para quitar suas dívidas e, consequentemente, o custo de vida acaba aumentando.

É importante destacar que, diante de mudanças na Taxa Selic, é necessário estar atento e fazer ajustes na sua estratégia financeira.

Por exemplo, o ideal é que o seu planejamento financeiro englobe alguns pontos.

Por exemplo, se a Taxa Selic estiver subindo, é mais interessante investir em renda fixa, enquanto pode ser mais vantajoso investir em ações e outros ativos de renda variável durante sua queda.

Da mesma forma, se os juros de empréstimos e financiamentos estiverem muito altos, pode ser interessante esperar um por momento mais favorável

Conclusão

A Taxa Selic é um dos principais indicadores da economia brasileira e, como vimos ao longo deste artigo, possui um papel fundamental na definição da política monetária do país.

É importante estar sempre atento às suas mudanças e entender como elas podem afetar a economia brasileira e vida financeira das pessoas.

Para resumir, vimos que a Taxa Selic tem influência direta na inflação, no mercado financeiro, nos juros de empréstimos e financiamentos, na taxa de câmbio e nas exportações. Além disso, também vimos como ela afeta a rentabilidade dos investimentos e o custo de vida das pessoas.

Por fim, gostaríamos de agradecer a você, leitor, por acompanhar este vídeo sobre a Taxa Selic e sua importância na economia brasileira. Esperamos que as informações compartilhadas tenham sido úteis.

Não deixe de acompanhar nosso site para mais conteúdos como esse.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados: